A Chama Feroz – Capítulo 1

capa---LIVRO-A-Chama-Feroz

Capítulo 1


 

OS OLHOS MUITO ABERTOS, Sheila Queiroz olhou para as agitadas pessoas embaixo e sentiu uma onda de vertigem.

— Como consegui chegar aqui?

Fechando os olhos, ela segurou com mais força a mão de seu tutor. Ele levantou o braço dela, numa saudação àquela gente. Estavam ali para saudar a nova líder. A garantia de terem escolhido certo era o governante anterior. Ele estava ali. O povo ovacionava a ele e a ela. Sua sucessora.

— Ganharemos dinheiro – sussurrou seu colega, excitado. – Olhe, ele está ali!

— Onde?

Seguindo a linha de visão de seu amigo, Sheila Queiroz ajustou os olhos e divisou a figura no meio da multidão. Ele vestia um terno cinza e sorria exultante.

Mas ela não era qualquer pessoa. Tinha princípios. Queria moralizar.

— Está brincando comigo? — Sheila Queiroz franziu a testa. Abaixo dele, o povo continuava a aplaudir parecia balançar ameaçadoramente, os antigos túmulos de políticos desonestos. Eles acreditavam nela e… nele.

— Não consigo ver nada. Tem certeza de que é ela? Como ficou diferente. Ela chega a estar bonita. — comentou um dos presentes.

Seu colega sorriu.

— Não com aquele ar de soldado. Tenho certeza de que é ela. Com plástica, é claro!

À sua esquerda, Sheila escutou os diques das câmeras. Seu rival também tirava fotos. Focalizou mais uma vez o zoom e começou a fotografar.

“Vamos, doçura. Dê um sorrisinho para o papai”. Será que isso que ele está pensando, ironizando no interior. Sheila tripudiava de seu rival, dando-lhe um sorriso para a foto.

Nos dois discursos que proferiu — no Congresso Nacional e no Parlatório do Palácio do Planalto — a nova governante reafirmou seu compromisso de campanha. Iria combater a miséria e erradicar a pobreza. Falou também em mudanças no sistema de impostos e fez um aceno à oposição.

Em seu discurso ela, afirmou sua luta obstinada pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos. O povo delirava.

Sheila falou da defesa da liberdade, de culto e de imprensa, disse que a corrupção seria combatida permanentemente e estendeu sua mão aos partidos de oposição.

Ela se comprometeu ser a governante de todos. Não pretendia discriminar ninguém, nem mesmo seus opositores. Ainda se comprometeu a fazer melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança.

Para dar continuidade ao ciclo de crescimento atual, a eleita afirmou ser preciso garantir a estabilidade, especialmente a estabilidade de preços, e seguir eliminando travas inibitórias ao dinamismo da economia, facilitando a produção e estimulando a capacidade empreendedora do povo.

Ela defendeu uma máquina administrativa mais eficiente e medidas para racionalizar o sistema tributário.

— É inadiável a implementação de um conjunto de medidas que modernize o sistema tributário, orientado pelo princípio da simplificação e da racionalidade. O uso intensivo da tecnologia da informação deve estar a serviço de um sistema de progressiva eficiência e elevado respeito ao contribuinte, asseverou.

No discurso, a presidente reafirmou seu compromisso com os valores democráticos. Ela preferia uma imprensa livre ao silêncio imposto nas ditaduras. — Sou amante da mais plena democracia e da defesa intransigente dos direitos humanos.

Sheila agradeceu a oportunidade que a história lhe dava de governar seu País.

Prestou homenagem ao seu tutor e ex-governante.

— Trabalhar com o governante Duda todos esses anos me deu a dimensão do governante honesto, íntegro e do líder apaixonado por seu país e por sua gente. A alegria que sinto pela minha posse se mistura com a emoção da sua despedida do Governo.

Enquanto Sheila falava Henrique Thomaz pensava. “Você pode enganar este povo por algum tempo, mas se depender de mim logo, logo, você estará desacreditada. Sei que tem pólvora debaixo desse telhado. Vou riscar o fósforo!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s