Seja um ser humano melhor

seja-um-ser-humano-melhor

 

Sócrates, um dos fundadores da filosofia ocidental, foi considerado o homem mais sábio da terra pelo Oráculo de Delfos. Quando Sócrates ouviu que o oráculo tinha feito tal comentário, ele acreditava que era um erro.

Sua resposta: “Só sei que nada sei”.

Se um homem inteligente como Sócrates diz que nada sabe, como serão os demais homens, dentre nós? Ao ouvir essa sabedoria paradoxal pelo meu professor de filosofia, imaginei o quanto devia ler e aprender nessa vida, para chegar a um patamar meramente suficiente. Esta frase teve um impacto tão grande em mim que eu a usei como minha principal estratégia de aprendizagem.

“Só sei que nada sei” significa, para mim, que você pode ser uma pessoa educada, bem formada, mas, ainda assim, você não sabe nada. Você pode aprender com tudo e com todos.

Uma coisa que eu adoro é aprender com os meus erros, mas também com os erros dos outros. É de suma importância prestar atenção ao nosso redor e aprender com as minúcias que a vida nos presenteia. Ao longo dos anos fui abençoada por conviver com grandes mestres, professores, família e amigos que me ensinaram sobre a vida.

Aprendi coisas importantes com outras pessoas e com a prática da leitura que me fizeram viver melhor. Algumas das lições levaram muito tempo para eu compreender, mas, se eu tivesse que aprender tudo sozinha, demoraria muito mais.

Podemos aprender várias coisas rapidamente, coisas que eventualmente esquecemos e que precisamos nos lembrar que já as aprendemos.

Não se queixe. Queixar-se é o maior desperdício de tempo que existe. Ou você toma uma atitude para ao que o incomoda, ou você se cala e segue em frente.

Passe muito tempo com as pessoas que você ama. Sua família e os seus melhores amigos são as pessoas que você ama. Se você não tem uma família, crie uma. A maioria das pessoas na vida é apenas visitante. Família é para a vida.

Não entre em um relacionamento se você não ama a outra pessoa.

Faça exercícios diariamente. Cuide de sua saúde. Coma corretamente. Um corpo saudável é o lugar onde você tem que começar tudo na vida. Não se arrependa depois.

Uma coisa importante é ter um diário. Ele o ajuda a se tornar um melhor pensador e escritor.

Outra bastante inteligente e eficaz para viver melhor: pratique a gratidão.

Diga ‘obrigado’ a todos e a tudo. “Obrigado por este belo dia.” “Obrigado por seu e-mail.” “Obrigado por estar lá para mim.”

Não se preocupe com o que as pessoas pensam. Todos nós morreremos no final, você realmente acha que é importante dar valor ao que as pessoas pensam de você?

Assuma mais riscos, não seja covarde. A vida é para ser vivida.

Escolha uma paixão, não um trabalho. Só assim compreenderá o que é amar o que se faz.

Se você quer se tornar bom em alguma coisa, você precisa passar anos e anos praticando. Você não pode fazer isso se pular de emprego em emprego. Escolha algo que você ama fazer e comece por baixo. Você vai encontrar o papel perfeito para você na vida.

Quando você se encontrar em uma situação onde todos olham um para o outro, sem saber o que fazer, é hora para você liderar. Você será um líder quando você decidir se tornar um. Não há nenhuma iniciação ou título. Apenas uma decisão. Liderar não é mandar e, sim, ser admirado e seguido em suas opiniões e escolhas.

Dinheiro não é importante. Realmente não é, mas você tem que aprender a não se preocupar com o dinheiro. Não se torne dependente dos bens materiais que você adquiriu na vida.

Seja uma boa pessoa. Você pode ser alguém que não toma desaforos e ser uma boa pessoa. Só não insulte as pessoas, achando que você é melhor do que elas ou aja como um idiota.

Você tem que treinar seu cérebro para ficar alerta. Você não tem que ler um livro por dia para aprender todos os dias. Aprenda com seus erros. Aprenda com as pessoas ao seu redor – esteja aberto para o que eles podem lhe ensinar.

Descanse antes de você ficar cansado. Mesmo que você ame seu trabalho e todo dia lhe parece ser um feriado, você precisa ter tempo para descansar. Você é um ser humano e não um androide, nunca se esqueça disso.

Não julgue. Só porque as pessoas fazem escolhas diferentes do que você, elas não são estúpidas. Além disso, você não sabe tudo sobre as pessoas, por isso não as julgue. Ajude-as.

Pense nos outros. Basta estar atento, isto é tudo. Todos nós temos famílias, contas a pagar e os nossos próprios problemas. Não faça tudo ser sobre você mesmo.

Faça sem esperar algo em troca. Não tire vantagem. Você vai se tornar uma pessoa amarga se você fizer isso. Faça algo apenas pela alegria de fazer. Se você receber algo em troca, ótimo, se não, ótimo também.

Como espécie humana temos a tendência de sempre chegar a algum lugar. Esqueça isso. Apenas exista, apenas seja, apenas aprenda. Não tente querer saber tudo. Aproveite sua jornada. Desfrute das pequenas coisas.

Não se leve muito a sério. Sei que você é um indivíduo, e as pessoas têm de levá-lo a sério, eu entendo. Mas, no final do dia, nós somos uma massa ignorada que tenta perseguir as mesmas coisas. Seja leve.

Não culpe as pessoas. Todos somos aprendizes nessa vida. Também não se culpe – você é apenas humano.

Deixe um legado, você não estará aqui como espectador, mas crie algo de bom para ser usado. Criar uma música, escrever um livro, construir uma mesa, qualquer coisa. Você vai se sentir bem consigo mesmo e ainda vai dar algo para as pessoas poderem usar.

Não olhe para trás por muito tempo. Deixe o passado e siga em frente. Use-o como aprendizado. Refletir sobre o passado só é bom para uma coisa: Aprendizagem.

Não fique sentado, faça algo. Sem ação, não haverá nenhum resultado. Jamais.

Você pode achar que sabe muito. Pode até realmente saber muito. Mas, como Sócrates, você e eu não sabemos nada. Então nós temos que continuar aprendendo. E isto nos fará viver o hoje melhor que o ontem.

2 comentários sobre “Seja um ser humano melhor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s